Cantador de Chula

esse canto é meu.

• Mestres

Manoel VéioSeu Mané Veio, Manoel Domingos Barbosa nasceu e vive há 75 anos em Maragogipe, no Recôncavo. Aposentado, trabalhou sessenta anosna fabricação de azeite de dendê.

 

aurinda2Sambadeira de respeito e estilo, Dona Aurinda Raimunda da Anunciação, 73 anos, começou a sambar desde criança com seu irmão.

 

Domingos-PretoDomingos da Conceição, 66 anos, mais conhecido como Mestre Domingos Preto, trabalhou a vida inteira na pesca, na roça e foi também carpinteiro naval.

 

Seu Zé EugenioSeu Pedro Alves lidera o grupo Samba Chula de Maracangalha e preserva a memória do samba chula da região, mais conhecida como Cinco Rios.

 

AnaniasMestre Ananias formou gerações de capoeiristas na tradição da capoeira Angola e responde pela tradição do samba de roda do Recôncavo Baiano em São Paulo.

 

Moreno-das-VargensSeu Olavo Ferreira de Souza é conhecido como Moreno das Vargens. Nascido em Rafael Jambeiro, há 75 anos, no Agreste, teve 22 filhos.

 

Seu-BeneditoSeu Benedito Lopes do Vale, um senhor de 100 anos, nascido e criado na região de Antonio Cardoso, no Agreste, fala das muitas mulheres e dos muitos filhos que teve.

 

Seu-Pedro Seu José Eugênio, mais de 80 anos, nasceu em Casa Nova, no Recôncavo, mas vive em Maracangalha, distrito de São Sebastião do Passé.

 

nelito-1Mestre Nelito, nascido em 1944 em Santiago de Iguape se mudou ainda menino para a cidade de Santo Amaro da Purificação onde foi trabalhar como “moço de boi”.

 

dona-anaDona Ana tem sido a companheira mais fiel de sua irmã, Dona Zelita, nas rodas de samba e nas outras brincadeiras de Saubara.

 

dona-zinhaParteira respeitada de quase 80 anos, Dona Zinha é “mãe de embigo” de muita gente de Tocos e vive numa casa rodeada por animais domésticos.

 

paiao Seu Carlos Bispo dos Santos, 64 anos, mestre de samba chula formado à moda antiga, mantém vivo o grupo Samba Chula União Teodorense.

 

dona-fiaCrispina Maria de Jesus, sambadeira, desde criança é mais conhecida como Dona Fia na região de Pirajuia, um pequeno povoado pertencente ao município de Jaguaripe.

 

manoel-de-luiz Seu Manoel, 85 anos, foi tropeiro por muitos anos, levava e trazia mercadoria de cidade em cidade.

 

 

zelitaDona Zelita, nascida em Saubara, aos seus 72 anos, é uma das raras mulheres sambadeiras que além de sambar muito na roda, sempre cantou chulas.

 

nivaldo Nivaldo Pereira da Conceição, sambador de Pitanga de Palmares, distrito de Simões Filho, está com 80 anos começou no samba aos sete anos de idade.

 

joao_do_boiSeu João do Boi já completou 65 anos, teve pai e mãe sambadores e quando se juntava com os irmãos “gritava” samba por horas, dia e noite a dentro.

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: