Cantador de Chula

esse canto é meu.

• Equipe

Katharina Döringprofessora de arte-educação e etnomusicóloga

Possui graduação em Educação Musical e mestrado em Música (etnomusicologia) pela Universidade Federal da Bahia (2002). Desde 2002 é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia para as disciplinas Arte-Educação e Ludicidade. Tem experiência na área de Educação Musical e Artes, com ênfase na interdisciplinaridade, atuando principalmente nos seguintes temas: música, arte e cultura popular, tradição – contemporaneidade no samba de roda/samba chula, tradições cênico- poético–musicais de matriz africana. Desenvolveu e participou de vários projetos de pesquisa e produção cultural com Culturas Populares: Inventário do Samba de Roda do Recôncavo Baiano em 2004 (IPHAN); Projeto “Toques e Trocas” em 2005 (Petrobras Cultural); Mostra de Samba de Roda do Recôncavo em 2005 (Mercado Cultural); Desde 2007,   cursa o Doutorado Internacional em Educação (INEDD) – Universidade Siegen (Alemanha); Atualmente, coordena o projeto de pesquisa e produção “Cantador de Chula”, aprovado pela Lei Rouanet (2006) e pelo Premio Avon Cultura de Vida (2007).

Marcelo Rabelo fotógrafo e documentarista

Com formação acadêmica plural – Comunicação Social, Música e Administração de Empresas, a sua produção artística abrange projetos na área da música independente, cinema e fotografia, prevalecendo a temática sertaneja e as tradições populares. Ao longo da sua carreira de documentarista, dirigiu nove curtas e um média metragem, exibidos e premiados em diversos festivais nacionais, destacando-se: “Cuitá, a Pedra do Bendegó” (2001); “Desterro” (2003); “Cantos da Matinha” (2004); “O Cordel esquecido num país sem memória” (2005) e “Zabumba” (2007). Também, participou do som direto do documentário “Irmãos no Mundo”, produção baiana premiada pelo programa DOCTV em 2004. Desde 1994 coordena o projeto Sons de Canudos, trabalho de cunho sócio-cultural, cujos objetivos principais são a preservação, organização e divulgação das tradições culturais do alto sertão. Em 2005, recebeu os prêmios do  Rumos Música Itaú Cultural e do Circuito Cultural Banco do Brasil, com os Pífanos do Bendegó.

Cássio Nobre etnomusicólogo e músico instrumentista

Cassio Nobre é músico multi-instrumentista, compositor, produtor musical e etnomusicólogo com mestrado pela Universidade Federal da Bahia (PPGMUS-UFBA). Suas criações musicais têm influências diretas de suas pesquisas sobre a música tradicional e popular brasileira, e de experiências vividas por ele em lugares onde morou, tanto no Brasil, quanto na África e na Europa. Acompanhou o trabalho de diversos artistas e grupos musicais em gravações, shows e turnês nacionais e no exterior. Participou da gravação de mais de 25 CDs, alguns dos quais como produtor e diretor musical. Também trabalha compondo e executando trilhas sonoras para vídeo, e para espetáculos de circo, dança e teatro. Atualmente, vêm se dedicando  à pesquisa sobre a viola machete do samba chula do Recôncavo Baiano, tema de sua dissertação de mestrado em etnomusicologia (“Viola nos Sambas do Recôncavo Baiano”, 2008)

Ari Limaantropólogo

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Campus II/UNEB) e coordenador do Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (NUTOPIA/ Campus II/CEPAIA/UNEB). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando nos seguintes temas: relações raciais, gênero, sexualidade e cultura negra.

Nicolas Hallet técnico de som

Belga  residente no Brasil desde 1998. Técnico de som especializado em captação de som direto, estudou Cinema e Vídeo na Academie des Beaux Arts de Bruxelas, na Bélgica, em 1997. Foi assistente de direção, diretor e diretor de fotografia de diversas produções nacionais e internacionais,  e
operador de áudio em curtas e longas metragens, destacando-se os títulos  “Esses Moços”(35 mm, direção Araripe Jr ,  2002), “Children of the amazon” ( DVCam, direção Denise Zmekhol ,  2002.), “Entre Parede” (35mm, Eric Laurence, prêmio de melhor som do festival cine Ceara em 2005), .“Na terra do Sol” (35mm, direção Lula Oliveira, 2006), .“Os Negativos” (digital, direção Angel Diez, Digital , 2006),  “Pau Brasil“ (35mm direção Fernando Bélens, 2007).Ministrou diversas oficinas de captação de som direto e  também lecionou a disciplina sonorização e comunicação audiovisual em cinema e video na  Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) entre 2003 e 2005.

Simone Douradotécnica de som

Iniciou a sua carreira em 2005, após concluir o curso de captação de áudio com Nicolas Hallet. Desde então participou como microfonista e técnica de som das produções audiovisuais “Falta Grave’ ‘(curta digital, direção Felisberto Bulcão, 2005) ; ”Dia de roda’ (curta digital, direção  Marília Hughes e  Cláudio Marquês,  2005), ”Imagens do Xáreu” (curta digital, direção Marília Hughes, 2006), ”O Guarani” (curta-digital, direção Cláudio Marquês, 2006), ” O presidente dos Estados Unidos ” (curta digital, direção Camilo Cavalcante, 2006), ”KFZ-1348” (longa metragem digital, direção Gabriel Mascaro e  Marcelo Pedroso, 2007), Pindorama, o Circo dos 7 anões”( longa metragem, direção Roberto Berliner, Lula Queiroga e Léo Crivellare, 2007) ; ” Xukuru ” (curta digital, direção Marcilia Barros, 2006).

 

Tadeu Mascarenhasprodutor de som

Produtor musical, tecladista, pianista e diretor musical, que atua há mais de dez anos na cena musical soteropolitana.Participou de diversas bandas como músico instrumentista, além de ter produzido mais de 40 discos gravados por expoentes da música baiana, destacando-se “Rotas” de Manuela Rodrigues (vencedor do Prêmio Brasken de Cultura e Arte, 2003), “Na Corda Bamba e com Soluço” de Álvaro lemos e os Romeus (vencedor do Prêmio Brasken de Cultura e Arte 2004), “Aclimático” de Humberto Monteiro (vencedor do Prêmio Brasken ,2006), “Pitercantropus Erectus” de  Julio Caldas (2008) e “Gelo Liso É Paraíso Pra Quem Sabe Dançar de Radiola”  (2009).

Bule-Bule – artista popular e consultor do projeto

Antônio Ribeiro da Conceição, nome artístico Bule Bule, nascido em 22 de outubro de 1947, na Cidade de Antônio Cardoso no Estado da Bahia, musico, escritor, compositor, poeta, cordelista, repentista, ator e cantador. Ao longo dos seus mais de trinta e oito anos de carreira gravou  seis Cd’s  (Cantadores da Terra do Sol,  Série Grandes Repentistas do Nordeste, A fome e A vontade de Comer, Só Não Deixei de Sambar, Repente Não Tem Fronteiras e Licutixo), quatro livros editados (Bule Bule em Quatro Estações, Gotas de Sentimento, Um Punhado de Cultura popular, Só Não Deixei de Sambar), mais de oitenta cordéis escritos, participação em vários seminários como palestrante, varias peças teatrais e publicitárias agraciadas pelo Prêmio Colunista. Milhares de apresentações durante a sua carreira. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Cultura da Prefeitura Municipal de Camaçarí, diretor da Associação Baiana de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia e da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel. Recentemente foi premiado com o Prêmio Hangar De Música no Rio Grande do Norte junto com Margaret Menezes e Ivete Sangalo.

Lucio Nascimento da Silva – músico, compositor e produtor cultural

Lúcius Lúcido é o seu nome artístico. Músico multi-instrumentista, compositor e produtor cultural, tem a cultura e a música negra baiana como fundamento de sua criação. Foi coordenador e produtor cultural do projeto de alfabetização de compositores e cantadores do Recôncavo Baiano através do Programa  do Governo Federal Brasil Alfabetizado. Fundou a escola comunitária Ideal da Criança. Atualmente, coordena o projeto social Grupo Arte Consciente, que tem parceria com o Cidade Mãe, Projeto Axé, Circo Picolino, entre outras.

No comments yet»

Deixe um comentário